Benefícios do Óleo de Pequi para os Cabelos e Como Usar


O óleo de pequi é simplesmente maravilhoso para os cabelos. Ele é rico em vitaminas A, E e antioxidantes, além de ter ação anti-inflamatória, que diminui irritações do couro cabeludo. O cabelo cresce mais saudável, hidratado e sem frizz.  O óleo de pequi é regenerador da fibra capilar, e promove um alto brilho e sedosidade aos fios. Por ter vitaminas A e E também ajuda no crescimento saudável dos cabelos, além de diminuir o volume dos fios deixando-os com aspecto mais liso.


O pequi é um fruto característico do cerrado brasileiro, tem um cheiro forte que em poucos minutos exala por toda a casa ou local onde ele estiver. Sou Tocantinense, e aqui na minha região o pequi é um dos pontos mais fortes da nossa culinária, já morei em uma cidade chamada Pequizeiro-To, e sim eu sou do clube dos que amam pequi,eu e toda minha família, gosto de pequi com arroz, gosto de pequi com frango caipira, gosto de pequi cozido e bem temperado, só não gosto de comer pequi cru. Enfim, sou apaixonada por esse fruto, mas há quem odeie e não goste nem de sentir o cheiro.  Aqui no Tocantins e no Goiás são os locais onde ele é mais encontrado.

Quando testei a máscara de pequi da nutriflora, falei sobre ela no meu instagram, quem quiser seguir é o @helisabrito, posto muitas dicas e receitinhas caseiras para os cabelos por lá. Simplesmente amei os resultados, e até hoje sou impressionada com os resultados regeneradores daquela máscara, a minha acabou mas logo logo  vou comprar outra de novo. Desde então estava em busca do óleo vegetal de pequi, esses dias minha mãe toda especial encontrou e comprou pra mim. Genteee, eu estou amando esse óleo, é impressionante o poder regenerativo dele nos cabelos. Ele blinda os fios e diminui muito o aspecto quebradiço, do frizz e das pontas duplas. Sem dúvida um dos melhores óleos vegetais que já testei. Não fico mais sem. 

IMPORTANTE: O óleo tem que ser vegetal e 100% puro.Passe longe das versões do óleo usadas para culinária. “Óleos culinários nunca devem ser utilizados em nossa pele, porque são muito ácidos e o uso indevido pode causar irritações no couro cabeludo ou deixar os fios pesados. Por isso, opte sempre pelas versões puras do óleo vegetal, vendidas em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e feiras livres.

5 - Formas de usar o Óleo de Pequi nos Cabelos


1. Na umectação

Para ganhar maciez, no cabelo seco aplique óleo nos fios duas horas antes do banho ou passe no cabelo antes de dormir e lave no dia seguinte. E nunca aqueça o produto. “Use o óleo em temperatura ambiente. Esquentá-lo faz com que ele perca suas propriedades”.


2. Na máscara

A receita é simples: misture uma colher (chá) do óleo em duas colheres (sopa) da sua máscara preferida. “Faça a mistura apenas na hora da utilização e nunca dentro do pote da máscara, para garantir que as propriedades sejam mantidas”. Lave o cabelo com shampoo e aplique a mistura nos cabelos, deixe por 30 minutos e então enxague.


3. Como pré-xampu

Nesse caso, o produto tem a função de proteger a fibra capilar, e não de lavar. “Por isso, esse procedimento é recomendado para fios sensibilizados e quebradiços”, completa a especialista.O óleo deve ser utilizado antes do shampoo nos cabelos secos.


4. Como sérum

Quer um sérum mais natural e baratinho do que esse? Aplique uma quantidade equivalente a uma moeda de dez centavos nos fios secos ou úmidos. É garantia de frizz domado.

5. No Condicionador

A receita para o cabelo é simples: 10 gotas de óleo de pequi para 10g de condicionador. Aplique nos cabelos deixe por 2 minutos e enxague bem.

Frequência de uso:

Quem tem cabelo danificado pela química, chapinha ou secador deve fazer a umectação ou hidratação com o ativo duas vezes por semana. Tem fio oleoso? Use o produto só uma vez por mês. O cheiro do óleo é suportável e no caso da umectação ou pré-shampoo após lavar os cabelos o cheirinho fica bem fraquinho.


Comentários

  1. AMO PEQUI! E com essas receitinhas passei a amá-lo ainda mais!

    ResponderExcluir
  2. Amo umectação com óleos vegetais! O óleo do Pequi será meu próximo alvo! Seu blog é lindoo!
    http://atomicpretty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário