Rachadura nos pés: Como curar e tratar com creme caseiro

A rachadura nos pés é um problema que atinge boa parte das mulheres. Admito que desde a minha adolescência sofro bastante com esse problema, e já usei muitos cremes, remédios e já fiz muitas receitinhas caseiras, sou Tocantinense, e aqui o clima é muito quente e seco, fatos que contribuem para a piora das rachaduras e do ressecamento dos pés, tanto que aqui esse problema é bem mais comum, acredito que em locais mais frios e devido ao uso diário de sapatos fechados as mulheres não sofram tanto. 
rachadura nos pés


Claro que esteticamente esse problema também incomoda bastante e é super constrangedor, além do que, a falta de cuidado com a rachadura nos pés pode levar a complicações bem mais sérias, e pode ser um alerta de que algo em sua saúde não está bem.  Por meio desse post, vamos entender quais são as causas desse problema, e também irei apresentar algumas soluções e tratamentos para solucionar esse mal. Primeiramente vamos conhecer as principais causas das rachaduras  e fissuras nos pés: 

O que causa as as rachaduras e fissuras?

  • Hereditariedade,
  • Agressões químicas mesmos as domésticas ,( uso de água sanitária, produtos abrasivos como os ácidos de limpar piso são alguns dos exemplos) 
  • Defeitos ortopédicos  Pisada errada  
  • Alterações Climáticas  Um exemplo que ocorre muito no verão é  de andar descalço na praia a combinação atrito da área, sal do mar e areia quente são fatores determinantes para o surgimento de fissuras.
  • Conseqüência de psoríase
  • Micoses
  • Diabetes 
  • Andar descalço e uso de calçados abertos nos calcanhares;
  • Doenças vasculares;
  • Idade;
  • Maus Hábitos Alimentares;
  • Obesidade;
  • Problemas hormonais;
  • Uso de meias sintéticas que contribuem para a proliferação de fungos e bactérias;
O que fazer para resolver esse problema?

É importante ressaltar que em casos mais graves é fundamental ter a orientação de um dermatologista, porém em casos mais simples hidratações feitas em casa podem solucionar esse problema. Os cremes mais indicados para as rachaduras nos pés são os umectantes a base de vaselina e ou lanolina. Em alguns casos são usados cremes com ureia que ajudam a remover a camada de células mortas da pele. O bepantol (um dos meus queridinhos) também é ótimo para hidratar os pés rachados. Mas sem duvida alguma o  ácido acetilsalicílico é um dos mais eficientes para combater esse mal, por isso para o post não ficar muito longo, em um próximo artigo estareis disponibilizando as leitoras do blog três fórmulas para serem manipuladas com esse ácido e que não precisam de receita, por isso fiquem de olho nas atualizações do blog.

receita caseira para rachadura nos pés

CREME CASEIRO PARA RACHADURA E RESSECAMENTO NOS PÉS


Como vocês sabem sou apaixonada por receitas caseiras e faça você mesma, pois bem, apresento a vocês uma otina receita caseira para acabar com a rachadura e o ressecamento nos pés. É super fácil de fazer, e os resultados já podem ser conferidos a partir da primeira aplicação. Vale ressaltar que  o melhor horário para a plicação do creme caseiro é antes de se deitar para dormir, já que assim o creme poderá atuar enquanto os pés estão mais relaxados. 

Ingredientes:

  •  Um pote limpo com tampa, pode ser um de maionese vazio.
  •  Óleo de amêndoa , 100 ml.
  •  Glicerina líquida,  200 ml.
  •  Creme dental branco, simples, dois tubos de 90 gr.

Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes dentro do pote e misture bem até atingir um creme homogêneo  Lave os pés, e aplique o creme caseiro nos pés secos. Depois utilize um papel filme para envolver seus pés, deixe a mistura agir por 30 minutos e então retire o filme. Dai aplique mais uma quantidade do creme e coloque meias de algodão até o dia seguinte. Nas primeiras aplicações dessa receita caseira você irá sentir os resultados positivos. Além de acabar com as rachaduras e o ressecamento, e lógico levantar sua auto estima, tem um cheiro bem agradável, diferentemente de alguns cremes que já usei. Lembrando , que para essa receita só use creme dental branco.

Comentários

  1. Muito bom o artigo. Meus pés agradecem!

    ResponderExcluir
  2. Essa receitinha não conhecia, vou testar, meus pés estão secos por causa do clima. Tem outra receita que usam muito, é a mistura da glicerina com AAS triturado, faz-se uma esfoliação, deixa por alguns minutos e depois retira-se com água! Funciona que é uma beleza!

    My Holy Place Blog | Facebook | Comunidade no Google+

    ResponderExcluir
  3. Já uso essa receita e é uma maravilha. Não sei se posso colocar marca aqui, mas, a dermato que indicou, disse que era pra usar o creme dental Sorriso de caixinha amarela que se usasse com outro poderia não dar certo.

    ResponderExcluir
  4. pode usat essa receita no pes com rachaduras abertas?

    ResponderExcluir
  5. posso usar essa receita em rachaduras abertas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode sim,só nao friccione muito..deixe passe aos poucos e cubre o pe com plastico filme e depois passe mais um pouco e coloque meia de um dia para outro...é excelente!

      Excluir
  6. pode usat essa receita no pes com rachaduras abertas?

    ResponderExcluir
  7. Gente é uma maravilha!!! O resultado é imediato, eu faço com Colgate mesmo e o resultado é perfeito!.

    ResponderExcluir
  8. Oi,vou fazer essa receitinha,estou bem triste com as rachaduras nos meus pés.Espero que de certo. Muito grata.

    ResponderExcluir
  9. Vou fazer, e começar usar amanha mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário