Moda anos 60

Os anos 60 marcou o fim da moda única, pois a maneira de se vestir passou a evidenciar o comportamento individual e a ter várias propostas. Os jovens daquela época criavam sua própria moda e não seguiam parâmetros  dos mais velhos.
A moda era não seguir a moda, ou seja, demonstrar seu estilo por meio de um vestuário de atitude e liberdade. Não há dúvida de que a  grande vedete da moda nos anos 60 foi a minissaia. Criada por Mary Quant e André Courrégis.

"A ideia da minissaia não é minha, nem de Courréges. Foi a a rua que a inventou."     
                                                                                                   -Mary Quant
roupas anos 60

"Em 1965, na França, André Courrèges operou uma verdadeira revolução na moda, com sua coleção de roupas de linhas retas, minissaias, botas brancas e sua visão de futuro, em suas "moon girls", de roupas espaciais, metálicas e fluorescentes."  (Almanaque Folha Uol)
roupas anos 60

roupas anos 60

Foi nessa época que o unissex ganhou força total com a popularização do uso da calça jeans e camisas de gola.  As mulheres quebraram paradigmas e passaram a ousar no uso de roupas tradicionalmente masculinas, como o smoking (lançado para mulheres por Yves Saint Laurent em 1966)

moda unissex anos 60

Nos anos 60, o vestido tubinho foi criado por Saint Laurente e eternizado pela atriz Audrey Hepburn no filme: "Bonequinha de Luxo." Esse modelo é bastante usado nos dias atuais , especialmente por celebridades  que investem em vários tipos de cores e modelos.

Bonequinha de luxo

Entretanto, os anos 60 sempre serão lembrados pelo estilo da modelo e atriz Twiggy, muito magra, com seus cabelos curtíssimos e cílios inferiores pintados com delineador.

A maquiagem era essencial e feita especialmente para o público jovem. O foco estava nos olhos, sempre muito marcados. Os batons eram clarinhos ou mesmo brancos e os produtos preferidos deviam ser práticos e fáceis de usar. Nessa área, Mary Quant inovou ao criar novos modelos de embalagens, com caixas e estojos pretos, que vinham com lápis, pó, batom e pincel. Ela usou nomes divertidos para seus produtos, como o "Come Clean Cleanser", sempre com o logotipo de margarida, sua marca registrada.

anos 60





Comentários

  1. parabéns pelo post, rico em conteúdo. gostei mesmo. de todas as referências, a que mais gosta é a twiggy por causa da maquiagem.

    www.shakespearedebatom.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro os vestidos anos 60, são modestos e cheios de luxo como o da penultima foto.
    http://blabladamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade Fernanda. Também sou apaixonada por esse vestidos surgidos nos anos 60 ;)
      Volte sempre flor *;*

      Excluir
  3. o tubinho é a opção curinga até nos dias de hoje independente da sua cor para mim tubinho e olhos marcados são a combinação perfeita :)

    http://thayprado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Taiza! Sou apaixonada por esse modelo "tubinho". Olhos marcados então, nem se fala ;)

      Excluir
  4. e uma boa epoca...mas so mais os anos 20
    http://vcmaisfashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. awnn, "Bonequinha de Luxo", filme simbolo dessa época néé!
    adoreii o post, eu queria ter nascido por essas épocas! rs

    bjoooos
    Formulas Padrões do Coração
    Curta a FanPage

    ResponderExcluir
  6. Ai que saudade deste tempo de mil novecentos e sessenta e cinco,pessoas destas decadas era mais educadas em tudo,tinhamos mais educações em tudo,respeitavamos mais os outros,hoje não vejo mais isso,graças a Deus vivi e senti os anos sessenta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário