Seu Cabelo Cai MUITO na Umectação Capilar? Saiba Porque isso Acontece!



Por que o cabelo cai tanto na umectação? A umectação capilar é um ótimo tratamento para deixar seus fios nutridos e com a oleosidade natural que é perdida por conta do clima, da poluição e outros fatores.





Porém há mulheres que reclamam que o cabelo cai quando durante a umectação capilar. Isso é possível? Por que isso acontece?


Antes de responder a pergunta de porque o cabelo cai na umectação, precisamos explicar porque a umectação capilar é importante e como você deve fazer esse processo da forma correta.


O que é umectação capilar? 😕


A umectação capilar é um tratamento feito com óleos vegetais, indicado para mulheres que possuem os fios secos. 

A ideia é nutrir os fios e repor os lipídios, que são os responsáveis pela oleosidade natural dos cabelos.

Os lipídios são perdidos por conta de fatores externos, o que deixa os fios mais secos, quebradiços e sem vida.

Ao aplicar um óleo vegetal, repomos os lipídios perdidos e teremos como resultado fios naturalmente bonitos, saudáveis, com vitaminas e com brilho.
Mulheres com cabelos cacheados e crespos possuem a necessidade de fazer a umectação por conta da estrutura do cabelo, pois os fios enrolados dificultam que a oleosidade natural saia da raiz e chegue até as pontas.

São essas mulheres as que mais utilizam esse processo do cronograma capilar e, fazendo corretamente, conseguem aproveitar todos os benefícios da técnica. 

Veja um post completo sobre a umectação capilar clicando AQUI! 👈

Por que o cabelo cai na umectação?👀


As mulheres que reclamam que o cabelo cai quando passam óleo na umectação precisam verificar se estão fazendo a técnica da forma correta.

Isso é, observar a qualidade do óleo utilizado e principalmente a quantidade dele. 

Abusar de cremes e óleos é prejudicial ao couro cabeludo, pois deixa a região úmida e isso pode ocasionar problemas como dermatite seborreica, caspa e até mesmo a queda.

Você pode sim aplicar o óleo vegetal na raiz dos cabelos e até mesmo utilizá-lo para massagear o couro cabeludo e conseguir resultados, inclusive, de aceleração do crescimento dos fios.

O perigo está em usar uma grande quantidade de óleos e não enxaguar os cabelos depois do tempo de umectação. Fique atenta! Lave os cabelos com um shampoo hidratante e remova todo o óleo da raiz e também do comprimento dos cabelos.

Outro motivo que leva a queda de cabelo durante a umectação é o fato de acelerar o processo natural de vida dos fios. O cabelo nasce no folículo piloso, e cada fio de cabelo da nossa cabeça passa por um ciclo de três fases:

❶Anágena

Fase de crescimento do cabelo. Em um couro cabeludo com condições normais e saudáveis, dura de 2 a 6 anos.

❷Catágena

Fase intermediária do ciclo de vida do cabelo. Dura de 1 a 2 semanas.

❸Telógena


Fase de eliminação dos cabelos mortos. Dura de 5 a 6 semanas. Nesta fase, os cabelos maturam para então caírem do couro cabeludo.

E imagino eu, que é nessa terceira fase que os fios caem tanto na hora de umectar, porque, imagino eu, que com a pressão que fazemos para baixo passando o óleo faz eles adiantarem a queda que já iria cair hoje, amanhã ou qualquer dia da semana. 


Que tipo de óleo devo usar?


Não usar o óleo adequado também pode causa queda. O processo de umectação capilar deve ser feito com óleos vegetais puros, isso é, extra virgens como óleo de coco e azeite de oliva.

Preste atenção na embalagem do produto antes de comprar e não compre se tiver silicone em sua composição.  Os silicones são citados nas embalagens com os seguintes nomes: Dimethicone, Dimethiconol, Phenyl Trimethicone, Amodimethicone, Cyclomethicone, PEG-modified dimethicone e Dimethicone copolyol.

Para ter os melhores resultados com a umectação capilar opte pelos seguintes óleos vegetais: óleo de coco, óleo de amêndoas, óleo de uva, óleo de oliva e óleo de rícino.


Quanto tempo devo deixar o óleo agir?


Para que o óleo penetre nos fios e deposite todos os seus nutrientes é preciso ficar no mínimo duas horas com a umectação capilar. Não há prazo máximo permitido, tanto é que muitas mulheres dormem com o óleo nos fios.

Mas não se esqueça: É preciso remover todo o produto com um shampoo hidratante para garantir que seu couro cabeludo estará limpo e livre de qualquer problema que venha a gerar queda capilar. 

Porem o shampoo pode retirar  os benefícios dos óleos vegetais, por isso o mais recomendado é utilizar o MÉTODO U.C.P.E, essa técnica tira a umectação dos fios sem retirar suas propriedades. CLIQUE AQUI e saiba como fazer!


Comentários