SELAGEM, PROGRESSIVA OU BOTOX? Descubra agora a diferença entre eles!






O mercado de beleza oferece uma série de produtos para tratamentos dos fios e na hora de escolher surge muitas dúvidas, principalmente quando queremos saber a diferença entre selagem, progressiva e botox capilar.

São vários os nomes dados aos processos químicos, quer sejam para alisar os fios, no caso da progressiva, ou para rejuvenescer as madeixas ou aplicar um redutor de volume como acontece, respectivamente, na selagem capilar e no botox.

Antes de sentar na cadeira do cabeleireiro e escolher por um desses tratamentos é melhor prestar atenção nessa matéria e conferir as diferenças entre um tratamento e outro.

AH! E antes mesmo de resolver comprar os produtos e fazer o procedimento em casa é melhor tirar todas as suas dúvidas sobre o produto e sua técnica para não colocar química não compatível com seu cabelo e ter sérios problemas como quebra, corte químico e até alergias.

O que é Selagem Capilar? 👀


Também conhecida como selagem térmica, este tratamento para os cabelos oferece uma reposição de queratina e o foco deste procedimento não é alisar os fios, apenas dar disciplina e reduzir o volume.

Preste atenção: os produtos que oferecem a selagem tendo como objetivo alisar os cabelos são produtos que possuem formol, uma substância já proibida pela ANVISA e que não deve fazer parte da formulação de produtos capilares.

Quem pode usar a selagem capilar? 😕




Se o seu cabelo está danificado, com muito frizz e volume a selagem capilar é o melhor tratamento que você poderá investir.

Ela tem o poder de repor a queratina nos fios, fechar as cutículas, selar a estrutura, recuperar a saúde, hidratar e dar brilho aos cabelos.

O processo da selagem é muito parecido com o da progressiva, pois se inicia com um shampoo anti-resíduos, seguindo com a aplicação do produto principal que é um produto concentrado de queratina (pode ser um condicionador ou até ampolas que servirão para devolver os nutrientes que seu cabelo precisa).

Após a aplicação, os cabelos são secos e pranchados para fazer com os termos ativos desse creme entrem no cabelo e façam o fechamento das cutículas. Por ser um processo que termina com a aplicação da chapinha, muitas mulheres acreditam que a selagem capilar alisa o cabelo, mas na primeira lavagem já volta ao normal.

A selagem térmica não deve ser aplicada em cabelos saudáveis, pois o excesso de queratina pode prejudicar os fios deixando-os com aspecto endurecido e fácil de quebrar. Fique atento também para os produtos que prometem alisamento, pois podem conter químicas como o formol ou glutaraldeído que são proibidos no Brasil.

O que é escova progressiva?😕


A escova progressiva é a queridinha das brasileiras, um processo químico que consegue alisar até os fios mais crespos dando leveza e balanço com aspecto de liso natural.

Os melhores resultados que conseguimos com esse tratamento são: fios alinhados, sem volume e com frizz reduzido. 

Quem Pode Fazer Escova Progressiva?👩


A escova progressiva é indicada para todos os tipos de cabelo, geralmente é a opção de quem tem fios ondulados, cacheados ou crespos e querem alisar as madeixas.

O procedimento utiliza um creme principal que tem um agente alisando, lembrando que pela ANVISA a quantidade de formol deve ser de até 0,2% da composição do produto.

Obviamente que o cabeleireiro não vai deixar você ler o rótulo, mas se preza mesmo pela sua saúde é preciso exigir que ele não utilize produtos cuja formulação passe do limite permitido.

Entre os alisantes que podem conter na escova progressiva sem trazer danos à saúde temos: a carbocisteína que é um aminoácido que abre a estrutura do fio e faz o processo de alisamento através da utilização da chapinha.

Outras substâncias utilizadas são: tioglicolato de amônio e a etalonamina, substâncias semelhantes ao formol, mas que não causam danos aos cabelos e nem à saúde.

O Que é Botox Capilar? 👀


Seguindo com as explicações sobre a diferença entre selagem, progressiva e botox vamos te esclarecer o que é o botox capilar e como ele age nos fios.

O botox capilar ficou famoso por conta do procedimento estético de aplicação da toxina botulínica no rosto de quem quer disfarçar rugas e linhas de expressão.

No cabelo são usadas outras substâncias, mas que promovem um aspecto de cabelo saudável, nutrido e com maior maleabilidade.

(Aprenda como fazer um super botox caseiro que recupera e trata os fios!)😍

Assim como a selagem capilar, o botox não tem em sua fórmula nenhum ingrediente capaz de alisar os fios. Se o cabeleireiro oferecer o tratamento prometendo alisar você já sabe: o produto foi "batizado" com formol e pode fazer mal à saúde.



Quem Pode Fazer Botox Capilar? 😎


O botox capilar é uma reconstrução e deve ser feita por pessoas que, assim como na selagem, esteja com os fios danificados. Cabelos finos, com queda, frágeis e quebradiços devem aproveitar esse tratamento para devolver toda a força que os fios perderam.

Algumas marcas afirmam que o botox alisa por conseguir entrar na fibra capilar e reestruturar a fibra. É preciso conferir com o cabeleireiro antes de pagar pelo processo, pois na primeira lavagem seus fios podem voltar ao formato original.

O processo de aplicação do botox capilar no salão tem cerca de seis etapas, começando por dois shampoos: um de limpeza profunda e outro para reconstruir os fios. Queratina e cremes reconstrutores entram na terceira etapa. 

A quarta etapa é esperar o produto fazer efeito, lavar o cabelo e retirar todo o produto para só então passar o protetor térmico, secar e pranchar os fios.

Quem não deseja alisar os fios, mas quer hidratar e reconstruir as madeixas pode encontrar kits de botox capilar em perfumarias. Cada etapa do processo é descrita na embalagem e a maioria tem apenas três produtos.

Mas lembre-se: os produtos profissionais para cabelos, quer seja progressiva, selagem ou botox, são muito mais potentes do que os produtos de perfumaria. Por isso os resultados são diferentes e os custos muito mais alto.

Agora que você já sabe a diferença entre os processos de selagem, escova progressiva e botox capilar é hora de escolher qual deles você deseja e procurar um profissional cabeleireiro de sua confiança para aplicar o tratamento. 


Comentários