Como doar cabelo para pessoas com câncer: Faça parte dessa corrente do bem!🎀

como doar cabelo

É possível doar cabelo para pessoas com câncer e ajudar a devolver a autoestima de crianças e mulheres que enfrentam este tratamento tão severo.

Uma das campanhas mais bonitas que você vai ver pelas redes sociais é a doação de cabelos😍, estimulada pela imprensa principalmente no final do ano por conta da campanha Outubro Rosa, que faz alertas sobre o câncer de mama.




Mas durante todo o ano inúmeras instituições no Brasil recebem cabelos para fazer perucas que irão ajudar a recuperar a autoestima, a garra e até mesmo a coragem de quem está lutando contra esta doença.

Você que tem o desejo de doar e não sabe como fazê-lo pode anotar as nossas dicas e também o endereço de algumas instituições para entregar a sua doação pessoalmente ou através de carta.

doação de cabelos

Motivos para você doar cabelo para pessoas com câncer 




Só quem já conviveu com alguém que teve câncer, ou passou pela doença, sabe como a pessoa fica abalada pelo diagnóstico e também pelo tratamento que traz muitos sintomas e abate o doente.

Com a perda dos fios, a pessoa também tem a autoestima atingida. Crianças e mulheres muitas vezes ficam com vergonha de sair na rua por estarem carecas e isso afeta toda a vida a social desses pacientes no momento que eles mais precisam conviver com seus familiares e amigos para buscar força para enfrentar a doença.

E doar cabelo para pessoas com câncer faz muita diferença na vida de quem recebe essas perucas, tanto é que há muitas pessoas que já fizeram esse ato de amor para com o próximo.

Mas se você nunca pensou em doar ou ainda não sentiu tocado a participar dessa campanha do bem, listaremos alguns motivos:

Você vai ajudar pessoas
Mostrará empatia
Se sentirá participando de um projeto do bem
Fará uma pessoa sorrir
Você poderá mudar o visual por uma boa causa
Seu cabelo voltará a crescer

Por que uma peruca ajuda no tratamento? 👩💛


Quem pode doar cabelo para pessoas com câncer consegue ajudar o paciente a resgatar sua autoestima e autoconfiança, vencendo este obstáculo que pode sim interferir no resultado do tratamento.

Uma pessoa confiante e com vontade de continuar a viver enquanto enfrenta a doença tem muito mais chances de conseguir se recuperar e voltar a ter uma vida normal.


Há muitas lojas que comercializam perucas, mas sabemos que não são todos os brasileiros que possuem condições de pagar pelo produto, principalmente precisando investir em um tratamento tão caro.

E é nesse contexto que vemos nascer muitas organizações não governamentais (ONGs) que recebem os cabelos doados, tecem as perucas e entregam para os pacientes que estão tratando do câncer.


Quem pode fazer a doação de cabelos 💛


Não há regras para o tipo ou cor de cabelo, mas as instituições pedem mais de 15 centímetros para que seja possível costurar uma peruca. Na hora de cortar seu cabelo é importante verificar o tamanho, pois mechas curtas acabam não sendo aproveitadas.

Fios ressecados, com excesso de química e danificados não podem ser doados, pois poderão quebrar durante o processo de fabricação das perucas.

Outra indica importante é fazer um rabo de cavalo na altura de onde você irá cortar o cabelo, medir e então cortar por cima da marcação para que os fios estejam presos. É dessa forma que eles devem ser enviados para as instituições.

Os fios  devem ser cortados a seco e não podem entrar em contato com o chão, por isso avise ao seu cabeleireiro a sua intenção de doar cabelo para pessoas com câncer que ele saberá como proceder na hora do corte.


Onde Doar Cabelo para Pessoas com Câncer 💛


Há duas formas de doar cabelo para pessoas com câncer, uma delas é entregando pessoalmente na instituição mais próxima de sua residência ou então enviando o material através dos Correios.

Listaremos a seguir algumas instituições que ainda recebem cabelos para te ajudar a pesquisar mais sobre elas e então escolher para qual enviar os cabelos.

Alguns hospitais como o Hospital do Câncer de Barretos não recebem mais doações, mas a lista que fizemos estão com as instituições que ainda trabalham com este projeto incrível de doar cabelo para pessoas câncer. Veja como você pode ajudar:

Cabelegria 👩



Doações de cabeços com no mínimo 15 cm
Entrega pessoalmente apenas em São Paulo e Rio de Janeiro. Consultar endereços no http://www.cabelegria.org
Entregas pelo Correios:
Avenida Parada Pinto, 3420, Bl. 06, Ap. 33, Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo, Cep 02611-001. Email: cabelegria@gmail.com



Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer do Hospital Santa Rita de Cássia 💛 

doar cabelo para pessoas com cancer


Doações de cabelos a partir de 20 cm
Avenida Marechal Campos, 1579, Santa Cecília, Cep 29043-260, Vitória (ES). Telefone: (27) 3334-8058,


Rapunzel Solidária 👩



Doações de cabelos a partir de 15 cm
Entrega pessoalmente apenas na cidade de São Paulo
Berçário e Escola Projeto Aprender
Avenida Dr. Altino Arantes, 472/478 - Vila Clementino - São Paulo (SP) de segundo à sexta das 7h30 às 18h30
Hospital Pérola Byington
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 683 - Bela Vista - São Paulo (SP)
JJ Cabeleireiros
Avenida Cidade Jardim, 1013 - Itaim Bibi - São Paulo (SP)
Studio Toninha Rocha
Rua Amaro Cavalheiro, 140 - Pinheiros - São Paulo (SP)
Entrega por Correios:
Caixa Postal 57007 - CEP: 04089-972 - São Paulo - SP

como doar cabelo rapunzel solidaria


Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer - GRAACC 


Doações de cabelos com no mínimo 10 cm
O GRAAC vende os fios para salões de beleza
Entrega pessoalmente:
Rua Borges Lagoa, 565, Vila Clementino - SP
Segunda a sexta das 8h30 às 16h30 e sábado das 9h às 13h, exceto feriados.
Entrega pelos Correios:
A/C Setor de Voluntariado
Rua Pedro de Toledo, 572 - Vila Clementino
São Paulo - SP
CEP: 04039-001


Fundação Laço Rosa 🎀


Doações de cabelos com no mínimo 20 cm
O endereço para doação deve ser acessado pelo http://www.fortalizese.com.br/ que irá informar o posto mais próximo de sua casa.

Instituto Mário Penna 💛


Doações de cabelos com no mínimo 21 cm
Entregas pessoalmente ou por Correios no endereço:
Rua Joaquim Cândido Filho, 91 - Bairro Luxemburgo (Subsolo do Hospital Luxemburgo). CEP 30380-420 - Belo Horizonte - Minas Gerais


"O Sentido da vida é dar sentido a outras vidas".😍

Comentários