Óleo de Pracaxi é um Segredo da Amazônia para ter Cabelos Lindos: Alisa, Hidrata e Restaura

óleo de pracaxi para o cabelo

Há uma série de óleos vegetais que fazem maravilhas com os seus cabelos e o óleo de pracaxi é um deles!

Se você não sabe, a umectação com óleos extra virgens é uma etapa importante do cronograma capilar, uma rotina que promete deixar os fios mais fortes, resistentes, sedosos e com brilho.




Na Amazônia é possível encontrar plantas verdadeiramente milagrosas e é uma dessas que dá origem ao famoso óleo de pracaxi. Esse óleo tem sido utilizado na produção de produtos para cabelo. 

Na antiguidade os óleos eram os principais ativos de cuidados com as madeixas e muitos povos, principalmente indígenas, ainda utilizam esse tratamento para manter os fios hidratados e lisos.


A umectação capilar tem ganhado destaque no Brasil por mostrar que é importante tratar os fios de dentro para fora através de produtos naturais.

O óleo vegetal é muito melhor que os óleos minerais para os cabelos, por ter o poder de entrar na fibra capilar e segurar toda a hidratação dentro do fio, deixando os cabelos nutridos, fortes e brilhosos.


Por que este óleo é bom? 👀


Quem já faz umectação capilar precisa conhecer o óleo de pracaxi, um óleo extraído da semente da árvore de pracaxi, uma leguminosa nativa do nordeste do Brasil e da Amazônia.

Seu uso nos cabelos é indicado por conta das suas propriedades hidratantes e rejuvenescedora formada pelas substâncias ácido behênico e ácido oléico.

O óleo de pracaxi é, até hoje, o óleo mais rico em behênico já descoberto. Esse ácido graxo é um poderoso reestruturador capilar.


Benefícios do óleo de pracaxi para os cabelos 😍


As substâncias do óleo de pracaxi entram nos fios para reestruturar e fortalecer a fibra capilar. Esse produto é indicado principalmente para quem está com os cabelos ressecados ou danificados por conta de processos químicos ou excesso de calor. 


Ao proteger as cutículas e o cortéx capilar, o óleo de pracaxi consegue recuperar os fios e torná-los mais fortes, saudáveis, e com brilho. Esse efeito faz com que o óleo seja considerado um "silicone natural" por poder manter a água dentro dos fios, além de regenerá-los e protegê-los. 

Quem aplica o óleo de pracaxi com frequência nos cabelos consegue ainda o efeito alisante e condicionante.

Os principais benefícios do óleo de pracaxi nos cabelos são: acaba com as pontas duplas, tira o ressecamento dos fios, controla o volume, dá sedosidade, devolve o brilho natural e facilita o penteado.


Como usar o óleo de pracaxi nos cabelos 👩


Agora que você já sabe o que esperar deste produto, é hora de aprender como usar o óleo de pracaxi para fazer a umectação capilar.

Adquira o óleo 100% natural de pracaxi e separe um dia para fazer a umectação. O ideal é aplicar o óleo por todo o cabelo na noite anterior a lavagem. Mas quem preferir, pode aplicá-lo e deixar agir nos fios por no mínimo 4 horas para que os ácidos possam penetrar na fibra capilar e realizar o processo de reconstrução e nutrição.

O bom é que o óleo de pracaxi pode ser aplicado nos fios secos e sujos. Após a aplicação é preciso sentir que o cabelo já “sugou” boa parte do óleo. Só então poderá lavá-lo sem prejudicar o resultado do processo de umectação.

Depois de deixar o tempo necessário, basta lavar os cabelos com shampoo de sua preferência e seguir com seus cuidados com os fios, podendo passar uma máscara de nutrição ou apenas finalizar com um condicionador.

Não há contraindicação para usar o óleo de pracaxi, mas evite usá-lo com frequência para não ficar com as madeixas oleosas.

Respeite o limite de duas vezes na semana - no máximo - que é o indicado para os processos de nutrição capilar. Quem não tem fios extremamente secos pode fazer a umectação com este óleo a cada 15 dias.


Comentários

Postar um comentário