Cabelos Queimados pela Chapinha: Como Recuperar?



Olá minhas estilosas, como estão? Uma das perguntas que mais recebo por aqui é: como recuperar o cabelo queimado pela chapinha? Então, deixa eu explicar algo pra vocês, a chapinha é um aparelhinho muito útil, porém para usá-la são necessários alguns cuidados primordiais, vou lista-los aqui:

- Sempre utilizem um bom protetor térmico
- Façam hidratações semanais
- Façam umectação capilar 1 vez na semana(post aqui)
- Façam reconstrução capilar
- Escolham bons aparelhos
- Escolha a temperatura ideal para o seu tipo de cabelo

Outra dica que tenho utilizado e tenho visto os benefícios é a seguinte. Eu criei um projeto no meu instagram(quem quiser seguir é o @helisabrito) chamado Chapinha 1 vez na semana. no inicio até consegui, só que depois devido a minha raiz gritante não consegui e voltei a utilizar a chapinha 3 vezes na semana, mas criei um estratégia que tem funcionado, apenas 1 vez na semana eu passo a chapinha na raiz e comprimento e pontas dos fios(na sexta-feira), durante os outros dias, geralmente segunda e quarta eu passo a chapinha apenas na raiz, pra reduzir o volume, e não passo no comprimento e nem nas pontas, isso tem feito a diferença no meu cabelo, que está bem mais saudável e sem aquele aspecto de pontas queimadas ou mastigadas. #ficaadica


Quem utiliza muito a chapinha acaba observando que o cabelo fica ressecado e sem brilho. E com o tempo com aquele aspecto de queimado e opaco, sem vida. O ideal mesmo é ir ao cabeleireiro e cortar o cabelo mensalmente, pelos menos 2 dedinhos, isso vai ajudar muito, se o dano for muito sério outra dica é buscar tratamentos específicos em salões e hidratações profundas, mas cortar a parte mais danificada é sempre a melhor solução. Mas existe um corte ideal para quem utiliza muita química ou chapinha nos cabelos, é o corte bordado, que retira apenas as pontas duplas e o frizz dos fios, retirando apenas as partes estragadas, ele não retira o comprimento, falo sobre ele aqui:

Corte Bordado Retira apenas pontas duplas e o frizz

Mas hoje vou ensinar uma receitinha caseira que vai ajudar na recuperação dos cabelos danificados pela chapinha, vamos a receitinha:

Receita Caseira de Hidratação para cabelos danificados pela chapinha

Você vai precisar de :

1 Folha de babosa ( vamos usar apenas a polpa gel da planta)
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
1/2 colher de sopa de soro fisiológico
1 ampola de queratina
50 ml de água mineral
1 colher de sopa de máscara de hidratação.

Modo de preparo :

Utilize uma faca e abra a folha da babosa e retire o gel, aquele liquido encontrado dentro da babosa. Coloque o gel em um potinho plástico, vá acrescentando os outros ingredientes e fique atenta as medidas .Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até formar uma mistura bem homogênea.

Modo de aplicar:

Lave os cabelos com um shampoo de sua preferência, utilize uma toalha para retirar o excesso de água, separe o cabelo em mechas largas e vá aplicando a mistura mecha por mecha, enluvando. Coloque a touca plástica ou de alumínio , deixe a hidratação agir por 30 minutos. Após o tempo de pausa lave os cabelos com água em abundância. Aplique um pouco de condicionador apenas no comprimento e nas pontas, jamais passe condicionador na raiz dos cabelos. Ele vai ajudar a fechar as cutículas e segurar a hidratação nos fios por mais tempo, deixe o condicionador por 2 ou 3 minutos e enxague os fios novamente, retirando todo o produto. O ideal é deixar o cabelo secar naturalmente após essa hidratação.


Comentários

  1. qual é a progressiva que voce utiliza nos seus cabelos me indique ppr favor obrigada e um grande beijo

    ResponderExcluir
  2. eu uso o secador e a escova na raiz pra evitar usar a chapinha. e dormir com touca ajuda a manter ela baixa ;)

    ResponderExcluir
  3. Se não tiver o azeite, pode ser óleo de coco ou não faz o mesmo efeito?

    ResponderExcluir
  4. Impossível lavar e passar a chapinha apenas uma vez na semana, o cabelo fica podre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu lavo e faço chapinha 1 vez por semana a 4 anos e meu cabelo é ótimo e cresce rápido.
      Ps: minha mãe é mestiça de africano com japonesa e meu cabelo é super enrolar...

      Excluir

Postar um comentário