Cronograma Capilar - Como fazer o seu

Enfim vou compartilhar com vocês sobre o tão famoso Cronograma Capilar: O que é? Como Fazer? Como escolher os produtos? Quais os benefícios? E outras coisitas mais! Pega a pipoca, senta no sofá, que a conversa vai ser longa, rsrs.


MAS AFINAL O QUE É CRONOGRAMA CAPILAR?

O Cronograma Capilar é um tratamento feito de forma intensiva seguindo uma rotina de cuidados para os cabelos, cujo ciclo final é encerrado após 4 semanas(1 mês), mas pode ser continuado enquanto você achar necessário. Entre os principais objetivos a serem alcançados com o Cronograma Capilar estão: Deixar os cabelos saudáveis, fortes e hidratados, e com muito brilho. Ele é dividido em três etapas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução! Ao optar fazer esse tratamento você poderá utilizar os produtos que  tem em casa e adapta-los a cada etapa. Para cabelos muito danificados o cronograma terá uma duração maior, mas desde já garanto, vale muito a pena. Cabelos elásticos por relaxamentos, descoloração ou cabelos com corte químico necessitam desse cronograma.

QUEM PODE FAZER O CRONOGRAMA CAPILAR?

Esse tratamento é indicado para quem tem cabelos crespos ou cacheados, e para quem faz química  já que esses tipos de cabelos necessitam de um cuidado extra e intensivo. Mas também pode ser feito em cabelos saudáveis.


COMO FAZER?

No geral os produtos devem ser usados três vezes por semana com o intervalo minimo de 48 horas entre um tratamento e outro. Antes de iniciar o cronograma é preciso conhecer  quais máscaras são indicadas para cada fase do tratamento.  Você pode continuar com a sua rotina semanal de lavagem dos cabelo, por exemplo, eu lavo três vezes na semana, mas conheço pessoas que lavam todos os dias, no cronograma não há contraindicação sobre os dias para lavar os cabelos. Basta continuar com sua rotina semanal.

ETAPAS DO CRONOGRAMA CAPILAR

Para cada etapa você deverá identificar quais as máscaras a serem usadas de acordo com os componentes exigidos. Por exemplo, para fase da Hidratação você deve usar máscaras que contenham plantas ou frutos.

cronograma capilar

HIDRATAÇÃO

Essa etapa do Cronograma é onde ocorrerá a reposição hídrica dos fios. Através da Hidratação os cabelos ganham maciez, suavidade e maleabilidade.

O que usar nessa etapa? Nessa etapa você deverá usar produtos que contenham EXTRATOS VEGETAIS (Plantas ou Frutos). Vitaminas, Pantenol, Glicerina, Proteínas Hidrolisadas de Milho, Arroz, Soja ou Seda, Áloe Vera, Silicones, Mel e Açucares. O Bepantol também pode ser misturado a algum tipo de máscara nessa fase.

NUTRIÇÃO

Responsável pela Reposição Lipídica dos fios. É por meio da nutrição que são devolvidos aos cabelos a oleosidade adequada para que ele permaneça com sedosidade, sem frizz e se mantenha saudável, e com muito brilho.

O que usar nessa etapa? Nessa etapa você deverá usar produtos que contenham CERAMIDAS E ÓLEOS VEGETAIS( Argan, Girassol, Macadâmia, Monoi, Ojon, Amêndoas  Semente de Uva, Coco e Linhaça.) Proteínas Hidrolisadas, Tutano e Manteigas Vegetais (Katité, Cupuaçu, Muru Muru, Cacau e Abacate)

RECONSTRUÇÃO

Essa etapa é responsável ´pela Reposição de Proteína dos fios. É através da Reconstrução que o cabelo ganha força tornando-se mais resistente as agressões do dia a dia.

O que usar nessa etapa? Nessa etapa você deverá usar produtos que contenham: Colágeno, Aminoácidos  Cisteína, Queratina, Creatina, Arginina e Proteínas Hidrolisada do Trigo.


Também irei iniciar meu cronograma capilar e irei optar pela segunda tabela, para cabelos um pouco danificados. Quando iniciar, faço outro post sobre os produtos escolhidos, também farei outro post com sugestões de produtos mais baratos para usar no Cronograma Capilar já que esse post já está bem longo.
Abaixo segue as sugestões de tabelas e calendários específicos para vários tipos de cabelo. Identifique o seu:


POSSÍVEIS DUVIDAS E CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:
- Para alcançar um bom resultado no Cronograma é de fundamental importância conhecer as necessidades dos seus cabelos. Identificando as necessidades você saberá do que seu cabelo realmente precisa.
- Jamais inicie seu cronograma com a etapa da Reconstrução. Para que a reposição de massa aconteça de forma eficaz o cabelo precisa de hidratação e nutrição com antecedência. As reconstruções devem ser feitas de acordo com o calendário e não devem ser feitas de forma seguida. 
- Os cabelos cacheados tendem a ter melhores resultados ao substituir a fase da nutrição por uma Umectação Capilar com óleos vegetais e 100% puros.. (Explico sobre a Umectação Capilar nesse post AQUI).

Comentários

  1. Respostas
    1. gostaria de saber se em cada semana eu mudo a fragrância das mascaras por exemplo: segunda feira hidratação na primeira semana,e na segunda semana se for hidratação de novo eu mudo a fragrância ou uso a mesma da hidratação que usei na primeira semana entendeu? e assim sucessivamente.

      Excluir
  2. Ótimas dica Helisa, eu tinha muitas dúvidas sobre o cronograma capilar e agora esclareci com o post. Cortei curtissimo mas já andou perdendo o corte, agora projeto crescimento em ação! ;)

    ResponderExcluir
  3. Suas dicas de cabelão são ótimas. Esse cronograma vai me ajudar muito. Ja que o meio perdida com meu cabelo rsrs
    Indiquei seu blog pra ganhar o selo “The Versatile Blogger Award”. Da uma passadinha no meu blog para conferir o post.

    http://www.savannestoreblog.com/selinho-the-versatile-blogger-award/
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Helisa, por favor me ajuda, to fazendo o shampoo com o monovin A, posso fazer o cronograma? meu cabelo é sem tintura, e sem alisamento quimico, obrigada, otimas dicas.

    ResponderExcluir
  5. oi querida!
    estou abandonando a progressiva e adorei este cronograma, meu cabelo esta realmente precisando!
    Só tenho uma dúvida, tenho que fazer as 3 etapas a cada semana?
    em dias alternados, né?
    e faço após a lavagem? com o cabelo molhado?
    só aplico o produto e deixo agir?
    obrigada!
    Email: josimar9@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Bom o meu cabelo já e muito volumoso,gostaria de saber saber se serve tanto pro meu cabelo ,quanto pra cabelos danificados, pois o meu cabelo passou muito por processos químicos também e está muito ressecado quebradiço e danificado,já fiz um alizamento e retoquei depois de alguns tempo parei de retocar a raiz dele ,e fazer alisamento, ele parece uma moita horrível na parte de cima do meu cabelo ,e não sei o que fazer,e eu quero saber se isso e inchado para o meu cabelo, pra me começar a fazer o tratamento do crescimento dele?

    ResponderExcluir
  7. que produtos exatamente devo usar para crescer o cabelo ??

    ResponderExcluir
  8. to amando o seus posts, estou precisando muito cuidar dos meus cabelos!
    Escritas de Verão

    ResponderExcluir
  9. Pq nao posso passar hidratação no couro cabeludo se o meu cabelo não é oleoso e eu passo bicarbonato uma vez na semana pra limpar o couro.

    ResponderExcluir
  10. Mas e as quantidades? E quanto tempo permanecer c a máscara nos cabelos? Agradeço se puder responder.

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas, nossa meu cabelo ta médio, mas está em transição...

    ResponderExcluir
  12. Olá, queria saber se eu tenho que comprar shampoo, mascara e condicionador de cada etapa do cronograma (nutrição hidratação reconstrução)
    Ex: Restauração shampoo mascara e condicionador
    Ex: Nutrição shampoo mascara e condicionador
    Ex: Hidratação shampoo mascara condicionador.

    ResponderExcluir

Postar um comentário